Origem da vida.


Teoria da Abiogênese (geração espontânea, origem não biológica)
Muito defendida por Aristóteles por volta de dois mil anos atrás, a Teria Abiogênica reuniu vários seguidores (Anaxímenes, Anaxágoras, Demócrito, etc). Foi formulada a partir de observações de matérias em estado de putrefação, que
'gerariam' novos seres a partir da matéria em decomposição, como larvas, ovos etc. Em resumo seria isso:


MATÉRIA BRUTA --------> SER VIVO
-Força vital
-'Carneiros nasceriam espontâneamente de árvores'.


Teoria da Biogênese(Reprodução)
-'Toda vida provém de outra vida preexistente'
A Teoria Biogênica veio para derrubar a teoria da geração de seres vivos através de uma 'força vital', para isso Pauster, Spallanzi e Redi realizaram vários experimentos, o mais conhecidos desses foi o de Pauster, experimento realizado com frascos de pescoço de cisne, farei um breve esquema do experimento:
) A solução é preparada
) O gargalo é aquecido e moldado
) Mesmo com o balão aberto, as soluções não apresentam nenhuma manisfestação de vida.
) Ao quebrar o gargalo, micro-organismos são encontrados na solução. Por fim a solução é aquecida e esterilizada não criando condições para geração de uma vida, derrubando assim a Abiogênese.

Panspermia Cósmica
Segundo Anaxágoras a vida teria vindo de outro lugar do universo através de uma viagem cósmica, seja através de um meteoro, meteorito, ou qualquer coisa do gênero.

Teoria dos Coaservados (Teoria de Oparin)
Segundo Oparin a vida se originou nos oceanos primitivos. os gases da atmosfera
primitiva(vapor dá água, amônia, hidrogênio e metano) sofriam a ação das radiações solares e de descargas elétricas na atmosfera, originando compostos orgânicos simples (aminoácidos por exemplo). Esses compostos eram levados pelas chuvas para os oceanos primitivos, onde reagiam e formavam compostos orgânicos complexos (proteínas, por exemplo). A associação desses compostos com moléculas de água formou os coaservados, que englobaram ácidos nucléicos e formaram os primeiros seres vivos.


Criacionismo
Todos os seres surgiram a partir da criação divina. Teoria aceita por muitos fiéis que se encontra na Bíblia. O fator que mais sustenta esta teoria é a fé.


0 comentários: