Dissertação – Atenção Redobrada

Para a dissertação deve-se dar uma atenção especial e redobrada, pois, por ser mais complicada que a narração e que a descrição, a maioria dos vestibulares preferem cobrar, e estão certos, pois assim conhecem um pouco das opiniões de seu candidato. Bem, vamos então para o tema em si.

A dissertação pode ser definida como a produção de um texto em que se defende uma idéia; dissertar pressupõe, antes de mais nada, analisar criticamente, discutir um tema, opinar e debater sobre um tema de maneira organizada, ou seja, com começo meio e fim bem definidos.

A linguagem dissertativa é, preferencialmente a norma culta, e deve-se evitar termos preciosistas, linguagem pomposa, palavras que caíram em desuso.

A redação dissertativa precisa ordenar as idéias de modo a tentar convencer, persuadir o leitor. Há nela, pois, um aspecto de reflexão que não podemos dispensar.

=>As três partes da dissertação
1. Introdução: Apresentação do que será defendido, ostenta uma idéia ou uma sequência dela como núcleo.
2. Argumentação: Aqui estão contidos os chamados parágrafos argumentativos, com exposição e exemplos, fatos e são feitas correlações com assuntos que sejam pertinentes ao enfoque dado na primeira parte(tese).
3. Conclusão: É a parte menor da dissertação, normalmente contida num só parágrafo e destina-se ao fechamento das idéias apresentadas anteriormente. Em geral é feita criando-se uma hipótese de solução para o problema apresentado ou, ainda, resumindo a sua argumentação.

=>Os Tipos Dissertativos
1. Expositiva: Acontece quando, no texto, o articulador das idéias utiliza dados fartamente noticiados em jornais, revistas, rádio, etc. Tais idéias são amplamente conhecidas, portanto, inquestionáveis. Como o próprio nome diz, expõe os fatos, sem apresentar necessariamente uma discussão.
2. Argumentativa: Acontece quando nos dispomos, ao escrever, a refletir sobre assuntos enfocados usando pontos de vista pessoais, aproximando ou correlacionando os fatos a fim de que cheguemos facilmente a uma discussão. É precioso também questionar criticar e mostrar evidências sobre o problema ou tema discutido.
3. Mista: Guarda em si as possibilidades dos dois anteriores, ou seja: ao mesmo tempo em que você expõe fatos conhecidos a todos, também permite argumentação pessoal, contextualizadora e crítica, sendo visivelmente a melhor das dissertações.

Sugestão de Exercício:
Elaborar uma redação sobre o seguinte tema:

“Não é a Terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores às que temos produzido. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir”. James Lovelock (Autor da teoria de Gaia)
Proposta – Mínimo de 25 linhas – Procure seguir as três partes da dissertação – Dê um título criativo.

0 comentários: