Dividido em 3 grandes e abrangentes partes, ''A expressão das emoções no homen e nos animais'' do autor e naturalista Charles Darwin, traz pra o leitor um mundo conhecido a todos, porém, não dado a devida atenção ao porque, como, e em que ocasiões físicas e/ou emocionais ocorrem determinadas expressões e sentimentos tanto no homem quanto nos animais. Em sua primeira parte o livro traz os ''principios gerais da expressão'', dividido em três categorias básicas:
- PRINCÍPIOS DOS HÁBITOS ASSOCIADOS ÚTEIS: ações complexas tem efeito direto ou indireto nos estados de espiríto. Muitas delas ocorrem pela força do hábito, mesmo que não tenham a menor utilidade, podendo ser geradas sem o menor esforço de conciência.
- PRINCÍPIO DA ANTÍTESE: estados de espírito contrários, realizados em mesma instância, geram uma tendência involuntária á realização de determinados movimentos.
- PRINCÍPIOS DAS AÇÕES DEVIDAS A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NERVOSO TOTALMENTE INDEPENDENTE DA VONTADE: efeitos expressivos sofrem ação direta do sistema nervoso.
- A EMISSÃO DE SONS: sons emitidos das mais variadas formas e influenciados pela ocasião, seja ela: SEXO, DOR, EXIBIÇÃO, COMUNICAÇÃO, DEFESA, ETC.
- ERIÇAMENTO DE APÊNDICES DÉRMICOS: encontrado na maioria dos vertebrados, serve como expressão de medo, raiva e terror, podendo ser acompanhados de sons.
- INFLAR O CORPO E OUTRAS MANEIRAS DE PROVOCAR O INIMIGO: ocorre em anfíbios e répteis desprovidos de espinhos, que inflam ar aumentando consideravelmente de tamanho de modo a intimidar o inimigo.
- O REPUXAR E PRESSIONAR DAS ORELHAS CONTRA A CABEÇA: indicam estado de espírito feroz e pode ser observado em boa parte dos mamiferos, uns com maior e outros com menos expressão.
- ELEVAÇÃO DAS ORELHAS: expressão de atenção a ruídos de natureza perigosa.

A partir do tópico de número 5 Darwin da inicio a expressões particulares de certos animais, pra ser mais exato relata acontecimentos, estudos e exemplos de cães, gatos, cavalos, ruminantes e também dedica uma boa parte aos macacos, relatando estudos da expressão de dor, raiva, surpresa e terror, detalhadamente.
Terminada as expressões dos animais, temos o inicio da expressão no homem, com toda a certeza a parte mais fascinante e mais bem elaborada do livro, abrangendo inúmeras áreas biológicas e até mesmo físícas. Totalizam um número de 35 diferentes tipos de expressões/sentimentos, apenas lendo para conferir o fascinante mundo que os aguarda.
Por: Cassiano Pasa®
Cite as fontes, por direitos morais.
Resumo do livro ''A expressão das emoções nos homens e nos animais'' do autor Charles darwin, resumo feito a partir da obra integral da edição impressa a partir do livro original pela editora Companhia de Bolso.
0 comentários:
Postar um comentário